Dia das Bruxas? Saiba o que o cristão comemora no dia 31 de outubro

Dia das Bruxas? Halloween? Saiba o que o cristão comemora no dia 31 de outubro. Você irmão em Cristo Jesus sabe o que comemoramos no dia 31 de outubro? Se você respondeu que comemoramos o dia da reforma protestante ou o Dia Nacional da Proclamação do Evangelho, está absolutamente correto. Até o momento não há nenhum outro evento ou fato que deva ser considerado mais importante nesta data do que o dia da reforma protestante para nós evangélicos.

Há quem comemore por aí, lendas e folclores místicos. Já o verdadeiro cristão deve dar uma atenção importante para o legado deixado pelo reforma protestante, de igual modo, o dia Nacional da Proclamação do Evangelho.

Se você nunca ouviu falar ou possui pouco conhecimento sobre este fato marcante para a nossa vida evangélica cristã não se preocupe, traremos neste artigo um pouco da história e da importância de lembrar e comemorar esse feito histórico para todos nós.

Certamente você já ouviu falar de Martinho Lutero. Ou não? Bem, Martinho Lutero foi um monge agostiniano e professor de Teologia na Europa. Um personagem importante e considerado o ponto de partida para a reforma protestante. Ele estava insatisfeito com algumas práticas e questões teológicas defendidas pela Igreja Católica do século XVI.

Seu ponto de partida iniciou com a divulgação da chamada “95 teses“, que fora fixada nas portas da Catedral da cidade e rapidamente espalharam-se pela Europa.

Motivos da Reforma

Em resumo as causas que fizeram com que Martinho Lutero fosse um marco no cristianismo, foi a sua insatisfação com a maneira que a Igreja Católica da época conduzia os fiéis em termos políticos, econômicos e teológicos, visto como uma corrupção da igreja. A Igreja Católica tinha uma grande influência e era maior autoridade da Europa Ocidental, detentora de grande poder, terras e riquezas. A autoridade do papa acabava indo muito além do campo religioso, alcançando um nível secular.

Antes mesmo de Lutero entrar em cena, já haviam movimentos contrários a prática da Igreja Católica, conhecido como um movimento pré-reformador.
Entre as principais causas estavam as questões quanto a quantidade de impostos que deveriam ser repassados para a Igreja. A forma distorcida sobre os ensinamentos verdadeiros de Cristo. O perdão dos pecados por meio de dízimos a Igreja, prática comum exercida na época. Indulgências, mediante a contribuição com dinheiro para construção da Basílica de São Pedro. Além da discordância de aspectos teológicos quanto a salvação.
Não era a intensão de Martinho Lutero romper com a Igreja Católica, mas sim trazer reformulações em diversas práticas exercidas pela Igreja. O rompimento acabou acontecendo com a excomungação de Lutero pelo papa em 1521.

95 teses

É um documento no qual Lutero expressou sua oposição em relação as práticas da Igreja Romana. As teses foram enviadas para o arcebispo de Mainz, Alberto de Brandemburgo na data de 31 de outubro de 1517.

Logo tornou-se conhecido por muitos, graças a imprensa da época que estava em constante crescimento.
Com base no versículo de 2 Timóteo 3:10, “O justo viverá pela fé”, Lutero defendia que os fiéis não dependiam de nenhuma intermediação política, social ou tão pouco por boas ações para alcançar a salvação, mas simplesmente fazer o uso de sua própria fé. Isso contribuiu para a origem de um princípio conhecido como Cinco Solas:

  1. Sola fide (somente a fé)
  2. Sola scriptura (somente a Escritura)
  3. Solus Christus (somente Cristo)
  4. Sola gratia (somente a graça)
  5. Soli Deo gloria (glória somente a Deus)

Martinho Lutero contribuiu para o surgimento do protestantismo, uma vertente do cristianismo que posteriormente deu origem a diversas donominações, várias delas conhecemos até hoje. O agrupamento de denominações, nos tornam conhecidos como o povo evangélico.

Lutero deixou um grande legado para o crescimento da Igreja Evangélica Cristã, igrejas como nós da AD Belém 43.

Desde janeiro de 2016 foi publicada no Diário Oficial, a Lei Federal número 13.246. que torna o dia 31 de outubro o Dia Nacional da Proclamação do Evangelho. Data escolhida obviamente como forma de recordar o fato ocorrido em 31 de outubro de 1517.

Devemos tornar o dia 31 de outubro uma data importante para o povo de Deus, que crê em Cristo Jesus e que deposita sua confiança Nele e na sua obra de salvação para toda a humanidade. Exercer a nossa fé e contribuir para o crescimento do evangelho.

Compartilhe

Deixe um comentário